Oficinas

Oficina 1. Memória Escolar “A valorização de projetos de incentivo à memória na escola”


Partindo de conceitos como memória e história, memória individual e coletiva, narrativas orais e escritas, dentre outros, pretende-se discutir como incentivar projetos de resgate e valorização da memória na escola, tornando-os instrumentos valiosos para o trabalho do professor em sala de aula e que possam também estender-se à comunidade em geral, promovendo a interação e o diálogo entre a escola e o entorno.

Facilitadora: Prof. Adriana Mariana de Araujo Rodrigues

Graduada em Letras pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo e em Biblioteconomia pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Foi professora de Ensino Fundamental, Médio e EJA das redes pública (Estadual e Municipal) e particular de ensino, tendo coordenado alguns projetos de incentivo à leitura e de informática aplicada à educação junto aos docentes das escolas da Diretoria de Ensino Norte 2, como assistente técnica pedagógica. Estagiou no Arquivo Geral da Universidade de São Paulo e atuou como bibliotecária no Acervo técnico de uma empresa privada multinacional. Atualmente é professora de Ensino Médio e Técnico no Centro Paula Souza e responsável pelo Projeto Biblioteca Ativa da ETEC Santa Ifigênia. Obteve o grau de Bacharel em Biblioteconomia e Documentação pela ECA/USP com o TCC “Destruição de Livros, Esquecimento e Memória” em 2012.

2. Oficina Reciclagem na Sala de Leitura


O principal objetivo é demonstrar formas de reutilizar os materiais recicláveis nas Salas de Leitura e na Escola como um todo, promovendo a sensibilização e a mudança de paradigmas em relação à geração e destinação de resíduos e às mudanças de atitudes diante da realidade vivenciada em nosso planeta. Assim, as oficinas de reciclagens contribuíram para a formação de professores multiplicadores dessas ações.

Facilitador:  Marcelo Alexandre Vicenti
Possui Licenciatura Plena Educação Artística, é docente da Rede Pública Estadual, Marcelo atua como Vice-Diretor do Programa Escola da Família na Escola Estadual José Olympio Pereira Gomes onde desenvolve e coordena projetos diversos em áreas como leitura, reciclagem, Música, Teatro e Expressões Artisticas levando a Cultura e a Educação a toda a comunidade
.

Oficina 3. Práticas em Redes Sociais para a Sala de Leitura


Práticas em Redes Sociais para a Sala de Leitura tem como objetivo  apresentar todas as tendências de aplicações web relacionadas a redes sociais, que podem ser utilizadas por bibliotecas e Salas de Leitura, bem como  explicar como estas ferramentas representam uma oportunidade de oferecimento e divulgação de serviços, ações projetos e acervos e promovem a aproximação da Instituição com a comunidade escolar e entorno.









Nenhum comentário:

Postar um comentário